A New Wave Of British Heavy Metal revelou ao mundo incontáveis bandas no alvorecer da década de 1980. Enquanto nomes como Iron Maiden, Saxon, Def Leppard e Judas Priest (embora esta tenha surgido antes e surfado na onda) escaparam para o mainstream e conquistaram um lugar ao Sol, outras como Tokyo Blade, Angel Witch, Tygers Of Pan Tag, Samson e Satan permaneceram nas sombras, sem o mesmo reconhecimento.
>> Live At Reading '81: o último ato de Bruce Dickinson no Samson
Apesar de não terem alcançado o sucesso comercial das coirmãs, essas bandas lançaram discos que se tornaram referências e ganharam status de cult ao longo da História. Um exemplo emblemático é "Court In The Act", álbum de estreia do Satan lançado em 1983 e tema da seção Sound Classic.
...
A origem do Satan remonta ao ano de 1979, quando os guitarristas Steve Ramsey e Russ Tippins resolveram montar uma banda. Em 1981, lançaram a primitiva "The First Demo". Mas foi em 1982 que a história do Satan começou a mudar. À época, além de Ramsey e Tippins, Ian Swift (vocal), Graham English (baixo) e Ian McCormack (bateria) completavam a formação.
Capa da demo "Into The Fire" - Foto: Reprodução/YouTube |
Enquanto o Iron Maiden chocava o mundo com "The Number Of The Beast", o Satan ainda batalhava por um contrato. O primeiro passo para essa conquista foi o lançamento da demo "Into The Fire" e do compacto "Kiss Of Death", ambos em dezembro. Ainda que a demo e compacto tenham feito um relativo sucesso no underground britânico, a banda encontrava resistência das gravadoras por conta do nome.
>> Sound Classic: "The Number Of The Beast" - Iron Maiden
O tão sonhado contrato veio por meio de um selo tão underground quanto a banda. A Neat Records, sediada em Newcastle, era um label independente especializado em metal e contava com bandas como Venom, Raven, Avenger e Wishbone Ash no cast. A gravadora também era proprietária do Impulse Studios.
...
Com a papelada assinada, o Satan começou a planejar o tão aguardado debut. O primeiro movimento foi a troca de integrantes: Swift e McCormack foram demitidos e substituídos por Sean Taylor (bateria) e Brian Ross (vocal). Aliás, Ross já tinha um certo nome no underground por conta do trabalho com o Blitzkrieg, outra banda cult da NWOBHM.
Satan em 1983 com Brian Ross (ao centro) e Sean Taylor - Foto: Reprodução/nwobhm.com |
No primeiro semestre de 1983, Ramsey, Tippins e cia. deram entrada no Impulse Studios para a gravação do disco. Intitulado "Court In The Act", o álbum foi lançado em agosto daquele mesmo ano. Com a produção assinada Yusman "Stoch" Osman, trabalho era muito diferente daquilo praticado pelas bandas da época.
...
Embora seja um álbum pertencente à NWOBHM, "Court In The Act" traz elementos de vanguarda. As músicas presentes no trabalho já eram bem conhecidas por fazerem parte da demo. No entanto, elas foram repaginadas e ganharam ainda mais força. Todos os elementos do heavy metal estão presentes, mas o Satan trouxe um ar mais técnico para o gênero.
Ramsey e Tippins no estúdio - Foto: Reprodução/nwobhm.com |
Devido a toda a técnica apresentada, muitos consideram o álbum como um precursor do speed e do power metal. Além disso, há uma corrente que o classifica como proto-thrash, influenciando toda a cena americana de thrash metal que surgiu em São Francisco.
O álbum foi tão bem recebido que a Roadrunner Records o lançou em toda a Europa ainda em 1983. No ano seguinte, foi a vez da recém-fundada Metal Blade Records distribuir "Court In The Act" em vinil e em fita cassete na América do Norte.
...
O Satan esteve perto de conquistar o seu lugar ao Sol. Contudo, os intermináveis problemas internos e constantes brigas entre os integrantes implodiram qualquer possibilidade de um passo maior na carreira. Para além das trocas no line-up - em um certo momento um sujeito chamado Michael Jackson assumiu os vocais -, a banda mudou de nome duas vezes: Blind Fury (1984-1985) e Pariah (1988-1998). Voltou a se chamar Satan em 2004.
Satan com a formação clássica em 2022: Taylor, Ramsey, Ross (ao centro), Tippins e English - Foto: Stefan Rosic |
Antes de retornarem com a formação clássica do Satan, Ramsey e English fundaram o Skyclad, referência quando o assunto é folk metal, junto com Martin Walkyier. Já Brian Ross seguiu com o Blitzkrieg e construiu uma sólida discografia com a banda.
...
Além de "Court In The Act", a discografia do Satan é composta por "Suspended Sentence" (1987), "Life Sentence" (2013), "Atom by Atom" (2015), "Cruel Magic" (2018) e "Earth Infernal" (2022).
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!