Sound Classic: Satan - Court In The Act (1983)

A New Wave Of British Heavy Metal revelou ao mundo incontáveis bandas no alvorecer da década de 1980. Enquanto nomes como Iron Maiden, SaxonDef Leppard Judas Priest (embora esta tenha surgido antes e surfado na onda) escaparam para o mainstream e conquistaram um lugar ao Sol, outras como Tokyo Blade, Angel Witch, Tygers Of Pan Tag, Samson e Satan permaneceram nas sombras, sem o mesmo reconhecimento. 

>> Live At Reading '81: o último ato de Bruce Dickinson no Samson

Apesar de não terem alcançado o sucesso comercial das coirmãs, essas bandas lançaram discos que se tornaram referências e ganharam status de cult ao longo da História. Um exemplo emblemático é "Court In The Act", álbum de estreia do Satan lançado em 1983 e tema da seção Sound Classic.

...

A origem do Satan remonta ao ano de 1979, quando os guitarristas Steve Ramsey e Russ Tippins resolveram montar uma banda. Em 1981, lançaram a primitiva "The First Demo". Mas foi em 1982 que a história do Satan começou a mudar. À época, além de Ramsey e TippinsIan Swift (vocal), Graham English (baixo) e Ian McCormack (bateria) completavam a formação. 

Capa da demo "Into The Fire" - Foto: Reprodução/YouTube

Enquanto o Iron Maiden chocava o mundo com "The Number Of The Beast", o Satan ainda batalhava por um contrato. O primeiro passo para essa conquista foi o lançamento da demo "Into The Fire" e do compacto "Kiss Of Death", ambos em dezembro. Ainda que a demo e compacto tenham feito um relativo sucesso no underground britânico, a banda encontrava resistência das gravadoras por conta do nome. 

>> Sound Classic: "The Number Of The Beast" - Iron Maiden

O tão sonhado contrato veio por meio de um selo tão underground quanto a banda. A Neat Records, sediada em Newcastle, era um label independente especializado em metal e contava com bandas como VenomRaven, Avenger e Wishbone Ash no cast. A gravadora também era proprietária do Impulse Studios

...

Com a papelada assinada, o Satan começou a planejar o tão aguardado debut. O primeiro movimento foi a troca de integrantes: Swift e McCormack foram demitidos e substituídos por Sean Taylor (bateria) e Brian Ross (vocal). Aliás, Ross já tinha um certo nome no underground por conta do trabalho com o Blitzkrieg, outra banda cult da NWOBHM

Satan em 1983 com Brian Ross (ao centro) e Sean Taylor - Foto: Reprodução/nwobhm.com

No primeiro semestre de 1983, Ramsey, Tippins e cia. deram entrada no Impulse Studios para a gravação do disco. Intitulado "Court In The Act", o álbum foi lançado em agosto daquele mesmo ano. Com a produção assinada Yusman "Stoch" Osman, trabalho era muito diferente daquilo praticado pelas bandas da época. 

...

Embora seja um álbum pertencente à NWOBHM, "Court In The Act" traz elementos de vanguarda. As músicas presentes no trabalho já eram bem conhecidas por fazerem parte da demo. No entanto, elas foram repaginadas e ganharam ainda mais força. Todos os elementos do heavy metal estão presentes, mas o Satan trouxe um ar mais técnico para o gênero.

Ramsey e Tippins no estúdio - Foto: Reprodução/nwobhm.com

Devido a toda a técnica apresentada, muitos consideram o álbum como um precursor do speed e do power metal. Além disso, há uma corrente que o classifica como proto-thrash, influenciando toda a cena americana de thrash metal que surgiu em São Francisco.

O álbum foi tão bem recebido que a Roadrunner Records o lançou em toda a Europa ainda em 1983. No ano seguinte, foi a vez da recém-fundada Metal Blade Records distribuir "Court In The Act" em vinil e em fita cassete na América do Norte.

...

O Satan esteve perto de conquistar o seu lugar ao Sol. Contudo, os intermináveis problemas internos e constantes brigas entre os integrantes implodiram qualquer possibilidade de um passo maior na carreira. Para além das trocas no line-up - em um certo momento um sujeito chamado Michael Jackson assumiu os vocais -, a banda mudou de nome duas vezes: Blind Fury (1984-1985) e Pariah (1988-1998). Voltou a se chamar Satan em 2004.

Satan com a formação clássica em 2022: Taylor, Ramsey, Ross (ao centro), Tippins e English - Foto: Stefan Rosic

Antes de retornarem com a formação clássica do Satan, Ramsey e English fundaram o Skyclad, referência quando o assunto é folk metal, junto com Martin Walkyier. Já Brian Ross seguiu com o Blitzkrieg e construiu uma sólida discografia com a banda. 

... 

Além de "Court In The Act", a discografia do Satan é composta por "Suspended Sentence" (1987), "Life Sentence" (2013), "Atom by Atom" (2015), "Cruel Magic" (2018) e "Earth Infernal" (2022). 

Comentários