Review: Coffin Storm - Arcana Rising

Quando o single "Over Frozen Moors" saiu, muita gente achou que o Coffin Storm seria só mais um projeto no qual Fenriz (Darkthrone) cantaria de forma caricata numa tentativa de resgatar o metal com cheiro de naftalina. Mas, com Arcana Rising (via Peaceville Records) em mãos, basta uma única audição para dissipar qualquer desconfiança quanto à possível falta de seriedade do trabalho.

Embora o "cantor" Fenriz seja o grande chamariz do Coffin Storm, vale ressaltar que ele foi o último a entrar. A ideia por trás da banda é de Apollyon (Aura Noir/Lamented Souls/Cadaver), que uniu forças com Bestial Tormentor (Infernö/Lamented Souls) para montar uma espécie de "gangue" de Kolbotn, cidade ao sul de Oslo (NOR) e terra natal dos músicos. Assim, era natural que ex-vereador da comunidade fosse chamado para o supergrupo.

Foto: Christian 'Kickan' Holm

O Coffin Storm realizou um trabalho arqueológico meticuloso para alcançar a aura primitiva que permeia Arcana Rising. O álbum é um turbilhão de riffs, repleto de influências de bandas como Pentagram, Candlemass, Agent Steel, Cathedral, Paradise Lost (!!!) e por aí vai - há também riffs que poderiam integrar os novos lançamentos do Darkthrone e até mesmo do Aura Noir. No entanto, mais do que simplesmente emular a sonoridade heavy doom, Arcana Rising é uma verdadeira homenagem às bandas que moldaram o gênero nas décadas de 1970 e 1980.

O álbum é composto por seis faixas que, apesar de suas peculiaridades individuais, como a groovada e thrash "Over Frozen Moors", o épico "Open the Gallows" e "Clockwork Cult", uma faixa que engloba doom, thrash, metal tradicional e todas as outras referências musicais do Coffin Storm, têm um único propósito: incitar você a calçar uma bota ou um tênis branco de cano longo, vestir a calça mais justa e surrada possível, colocar um cinto de balas, a camisa já desbotada da sua banda preferida - com as mangas cortadas - e sair para curtir o álbum tomando uma cerveja com seus amigos.

O Coffin Storm deve ser encarado como um grupo de amigos fazendo a música que eles gostam. Não existe outra definição. E cabe a nós, meros ouvintes, aproveitar ao máximo cada riff de Arcana Rising para bater cabeça. Simples assim.

Comentários