Todos sabem o quanto sou aficionado pelas histórias envolvendo a I e II Guerra Mundial. Por isso, o amor pelo som praticado pela 1914 foi imediato. De volta às trincheiras e aos campos de batalha lamacentos, a banda ucraniana lançou o novíssimo Where Fear And Weapons Meet (via Napalm Records).
Obviamente a temática bélica não é nenhuma novidade dentro do metal. Mas o que acontece com a 1914 é algo mágico. Sem muitas comparações, mas eles conseguem impactar mais do que o Sabaton, outra banda mundialmente reconhecida por abordar os conflitos globais em seus discos.
Where Fear And Weapons Meet é um disco grandioso, denso e sombrio, assim como a Primeira Grande Guerra. Passeando por vários momentos da guerra, o álbum aborda de uma forma muito particular toda a obscuridade do conflito que varreu do mapa aproximadamente 20 milhões de pessoas entre combatentes e civis.
Como sempre acontece nos discos da 1914, a história começa a ser contada após a vinheta War In. A partir daí o ouvinte é jogado para os campos mais inóspitos da Europa e submerso nos horrores da guerra, onde a Morte (muito bem representada na capa) é a única certeza, como relato em Vimy Ridge (In Memory of Filip Konowal).
[Filip Konowal (15 de setembro de 1888 - 3 de junho de 1959) foi um militar ucraniano, naturalizado canadense. Ele é o único ucraniano condecorado com a Cruz Vitória, a maior condecoração por bravura em face ao inimigo dada a forças da Commonwealth. Ele também recebeu a British War Medal¹.]
Outro destaque é Don't Tread on Me (Harlem Hellfighters), que conta de forma épica a participação de Johnson, militar da AEF, em uma batalha na França. Johnson fazia parte do 369º Regimento de Infantaria formada exclusivamente por negros americanos do Harlem².
Apesar de ser uma balada folk, Coward (com participação do músico Sasha Boole) traz o penoso relato de um soldado que, conclamado para defender seu país, não suporta os horrores dos campos de batalha e deserta. Ao ser encontrado escondido embaixo de uma árvore por seus superiores, o soldado é morto com um tiro na cabeça.
O disco ainda conta com a participação de Nick Holmes, do Paradise Lost, em ...and a Cross Now Marks His Place e um cover para The Green Fields of France, de Eric Bogle.
Se Where Fear And Weapons Meet não é um dos melhores álbuns do ano eu sou um tanque britânico atolado no campo lamacento de Verdun! E tenho dito!
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¹ - https://pt.wikipedia.org/wiki/Filip_Konowal
² - https://edition.cnn.com/2021/08/31/us/harlem-hellfighters-congressional-gold-medal-trnd/index.html
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