Rebirth: há 20 anos o Angra iniciava uma Nova Era

Agosto de 2000. Andre Matos publica uma carta com a notícia que ninguém queria ler. O vocalista - assim como o baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori - anunciou que estava deixando o Angra. A notícia abalou a cena nacional e levantou um monte de questões: O que aconteceria dali para frente? Os guitarristas Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro seguiriam com a banda? Quem seriam os músicos substitutos?

Apesar da curta discografia com Angels Cry (1993), Holy Land (1996) e Fireworks (1999) e três EPs (Evil Warning, Freedom Call e Holy Live), o Angra gozava de um enorme prestígio, não só em território nacional. No Japão e na França, por exemplo, os brasileiros eram idolatradíssimos. Reconstruir tudo do zero seria um enorme desafio, e Bittencourt e Loureiro toparam.  

NOVA FORMAÇÃO

Angra da esq. p/ dir.: Kiko, Felipe, Rafael, Aquiles e Edu 

Menos de um ano após a notícia da saída de Andre, Ricardo e Luis, o Angra reuniu a imprensa na Choperia Continental, em março de 2001, para anunciar os novos integrantes. Baterista da promissora banda Hangar, Aquiles Priester chegou para assumir as baquetas; da Karma, o jovem Felipe Andreoli seria responsável pelas quatro cordas; e para os vocais a banda recrutou Edu Falaschi, frontman do Symbols e finalista do folclórico concurso para novo vocalista do Iron Maiden

No mesmo evento, a banda ainda apresentou quatro novas músicas que seriam utilizadas no vindouro novo álbum de estúdio: Acid Rain, Rebirth, Unholy Wars e Running Alone

Através de uma carta assinada por Rafael e Kiko, o Angra deu boas-vindas aos novos integrantes e deram o pontapé à nova era: 

"É hora de reconstruirmos ideais, enxergar o futuro com otimismo e deixar renascer o espírito que nos une: a música. Estamos na era da transformação, completamos um ciclo, ouvimos no ar o pranto desesperado dos anjos, descobrimos através das águas a terra sagrada e assistimos de perto a rebelião do fogo, que incendeia sem dó a natureza para que esta possa renascer fortalecida. Temos os quatro elementos nas mãos para criarmos, com vocês, o nosso futuro. A NOVA ERA."

REBIRTH

Sem tempo a perder, o Angra reuniu-se para dar continuidade à composição do novo álbum. O escolhido para produzir o disco foi Dennis Ward, conhecido também pelo seu trabalho como baixista no Pink Cream 69. Gravado na Alemanha e no Brasil, o trabalhou foi finalizado no incrível período de um mês, entre junho e agosto de 2001. 

Lançado em 13 de novembro de 2001 e batizado de Rebirth, o álbum tem como temática lírica a reconstrução de um mundo que fora devastado. E, para bom entendedor, era claro  que isto estava ligado à situação atual vivida pela banda, que teve que renascer e se reconstruir. O refrão de Nova Era, música que abre o disco, dá o tom: 

"New day shines, fallen angels will arise
Nova Era brings the ashes back to life
All over now, sores in pain and awful lies
Angels will arise
Back to life!"

Rebirth apresentou um Angra com sonoridade mais segura e direta, sem espaço para experimentos como em Holy Land ou no sucessor Temples Of Shadows (2004). A ideia era acomodar bem a banda antes de partir para voos mais exploratórios. E esta foi a decisão mais acertada que o Angra poderia tomar. 

Com calma e sem pressão, a banda produziu um álbum que caiu nas graças do público e da crítica, o que recolocou o Angra no seu lugar de destaque na cena de power metal. O sucesso foi tanto que em dois meses o disco vendeu incríveis 100 mil cópias - sendo 1,5 milhão de cópias até hoje - e ganhou certificados de ouro no Brasil e no Japão. 

ANGELS WILL ARISE


A Rebirth World Tour teve seu primeiro show em Maringá (PR) 12 dias antes do lançamento do álbum. A popularidade do Angra crescia dia após dia até explodir em 2002. Em janeiro a banda voltou ao estúdio para gravar um novo EP intitulado Hunters And Prey (lançado somente em maio) e tocou para 12 mil pessoas em um show ao ar livre na comemoração do aniversário de São Paulo. 

Também era possível encontrar o Angra na TV. A banda gravou participações para o Musikaos, da TV Cultura; Altas Horas e Programa do Jô, na TV Globo; Pirata Urbano, na AllTV; Zapping Zone, no Disney Channel; e, pasmem os senhores!, no freak Noite Afora, na RedeTV!. Além disso, como era ano de Copa do Mundo, o Angra regravou a enfadonha Pra Frente Brasil exibida à exaustão nos intervalos do Sportv

A tour de divulgação do álbum rodou por todo o globo em mais de 100 shows, incluindo os grandes festivais de verão europeu como Viña Rock, Sweden Rock, Gods Of Metal e o icônico Wacken Open Air em agosto de 2002. A turnê teve fim em dezembro daquele ano em um show com sete mil pessoas em São Paulo celebrando e fechando o ano mágico do Angra com o lançamento do cd/dvd Rebirth World Tour: Live In São Paulo.

Comentários