Sound Classic: "Execution" - TRIBUZY

Imagine você: um jovem vocalista de heavy metal no Brasil estrear com um álbum solo recheado de estrelas internacionais e ser bem sucedido com isso. Parece utópico, não? Mas Renato Tribuzy, ex- Tothen, provou que era possível com a banda TRIBUZY e o álbum Execution, lançado em 2005 pela Hellion Records

Com uma produção caprichada assinada pelo próprio Tribuzy, o disco apresenta uma sonoridade agressiva e forte, tendo como maior influência o metal tradicional - o vocalista não esconde a inspiração em Resurrection, álbum solo de Rob Halford lançado 2000. Contudo, nota-se passagens pelo melódico e até pitadas de thrash metal. O álbum foi mixado e masterizado por Dennis Ward, responsável por trabalhos de bandas como Angra e Helloween.

A faixa-título abre o disco como uma porrada na orelha. O vocal de Tribuzy agressivo e rasgado somado aos riffs matadores executados (perdão pelo trocadilho!) por Kiko Loureiro deram o tom do que estava por vir ao longo do play. Forgotten Times manteve o padrão alto e abriu caminho para Divine Desgrace e The Attempt.

O retorno gradual de Michael Kiske ao metal já vinha acontecendo desde os álbuns do Avantasia, e muita expectativa foi criada com participação em Execution. Absolution, que também conta com a Roland Grapow, é a faixa mais longa do disco e apresenta características progressivas. Dono de uma voz incrível, Kiske mostrou suas credenciais cantando em tons baixos e nos já conhecidos tons altos. Vale o registro também para o solo impecável de Grapow.

Web Of Life é a música mais “feliz” do disco com um trabalho de guitarra muito semelhante ao executado pelo Helloween, o que evidenciou a veia melódica da canção. Tribuzy canta o refrão em tons altíssimos e destaca-se novamente o belíssimo solo executado por Roland Grapow.

A sequência vem com a dupla Ralph Scheepers e Mat Sinner em um competente cover da música Nature Of Evil, do Sinner. Particularmente achei que a música ficou deslocada no miolo do disco, podendo ter entrado no final ou até mesmo como um bônus.

O fã de heavy metal sentiu os cabelos da nuca arrepiar ao ouvir Bruce Dickinson cantar, a plenos pulmões, a frase I was the Priest/I was the Beast no começo de Beast In The Light! Tribuzy acertou em cheio nesta composição para o vocalista da Donzela. Os dois apresentam uma sintonia incrível no decorrer da canção. Escutar Dickinson cantando de forma agressiva e em tons altos não tem preço. Sem dúvidas a melhor do disco. 

Execution é finalizado em alta com Agressive. Aqui, Tribuzy mostra novamente todo o seu talento como compositor e vocalista — deixando bem claro que uma de suas maiores influências é, sem dúvidas, o já citado Rob Halford.

Apesar de todos os convidados de alto nível em Execution, Renato Tribuzy é o maior destaque deste álbum. O músico carioca deixou seu nome marcado na história do metal com este excelente disco. Tribuzy mostrou que é possível sonhar alto e chegar lá.

...

Execution rendeu à banda TRIBUZY um show antológico em novembro de 2005, em São Paulo, com todos os convidados no palco - com a exceção de Michael Kiske. A apresentação deu origem ao histórico CD/DVD Execution Live Reunion, lançado em maio de 2007. 

...

TRACK LIST:
1 — Execution
2 — Forgotten Time
3 — The Attempt
4 — Divine Disgrace
5 — Absolution
6 — Web Of Life
7 — Nature Of Evil
8 — Lake Of Sins
9 — Beast In The Light
10 — Agressive

...

FORMAÇÃO:
Renato Tribuzy — Vocais
Gustavo Silvera — Guitarra
Frank Schieber — Guitarra
Ivan Guilhon — Baixo
Flavio Pascarillo — Bateria

...

CONVIDADOS:
Kiko Loureiro (Guitarra nas faixas 1–4 e 7–10)
Roland Grapow (Guitarra nas faixas 5 e 6)
Mat Sinner (vocal na faixa 7)
Ralf Scheepers (vocal na faixa 7)
Chris Dale (Baixo nas faixas 1–6 e 8–10)
Dennis Ward (Baixo na faixa 7)
Sidney Sohn (Teclado)
Bruce Dickison (Vocal na faixa 9)
Michael Kiske (Vocal na faixa 5)

...

FICHA TÉCNICA:
Produção: Renato Tribuzy
Mixagem e masterização: Dennis Ward
Engenheiros de som: Marcelo Sabóia e Pablo Vitori
Técnico de voz: Fernando Fischgold
Técnico de guitarra e teclado: Sidney Sohn
Técnico de baixo: Enio Moisés
Técnico de bateria: Achim Köhler
Artwork: Gustavo Sazes
...

OUÇA O DISCO: 

Comentários