Review: Exodus - British Disaster! The Battle of '89 (Live at The Astoria)

Álbuns ao vivo funcionam como um recorte do momento de uma banda. No caso de "British Disaster: The Battle of '89 (Live at The Astoria)" do Exodus, o trabalho representa dois momentos distintos na carreira dos estadunidenses. O primeiro é o registro em si, que resgata uma gravação de 35 anos atrás e mostra uma banda afiada e no auge durante a divulgação de "Fabulous Disaster" (1989). O segundo recorte envolve negócios, já que este é o último álbum do Exodus com a Nuclear Blast — agora, eles fazem parte do cast da Napalm Records.

No contexto do segundo recorte, é extremamente elogiável a forma como Exodus e Nuclear Blast encerraram a parceria. Estamos acostumados a ler sobre rupturas traumáticas, em que gravadoras e bandas lançam qualquer coisa apenas para cumprir o contrato. Não parece ser o caso aqui. "British Disaster!" é um material de alto nível, desde o som em si — muito bem mixado — até a parte gráfica. A capa, por exemplo, pode tranquilamente se transformar em um belíssimo quadro para enfeitar a sala.

Mas começo a falar musicalmente de "British Disaster!" com uma constatação óbvia: este é um disco para ouvir no volume máximo! A fúria do Exodus nos palcos é algo que acompanha a banda até hoje, mas ali, nos últimos anos da década de 1980, a intensidade era ainda mais brutal. A máquina de riffs Gary Holt e seu comparsa Rick Hunolt usam as seis cordas da guitarra como afiadíssimas armas de corte. Outro destaque é o vocalista Steve "Zetro" Souza que, embora tenha assumido a missão de substituir o insubstituível e mítico Paul Baloff, se saiu muito bem como frontman da banda.

À época dessa turnê, o Exodus contava em sua discografia com o antológico "Bonded By Blood" (1985), além de "Pleasures of the Flesh" (1987) e o já citado "Fabulous Disaster". Assim, a tracklist é um compilado da fina flor do thrash metal Bay Area. Entre os hinos incontestáveis 'A Lesson in Violence', 'Piranha', 'And Then There Were None', 'Deliver Us to Evil' e 'Strike of the Beast', temos pérolas como 'Corruption', 'The Toxic Waltz', 'Chemi-Kill', 'Like Father, Like Son', 'Parasite' e 'Verbal Razors'.

Disponível no mercado nacional pela Shinigami Records, "British Disaster: The Battle of '89 (Live at The Astoria)" é uma síntese perfeita do thrash metal e do Exodus: extremamente poderoso e 100% perigoso.

Comentários