Iron Maiden Football Club: quando heavy metal e futebol se misturam

Em 1998, com o lançamento do álbum Virtual XI, o Iron Maiden estreitou ainda mais os laços com o futebol. Entusiasta nato do esporte criado pelos conterrâneos, Steve Harris aproveitou a onda da Copa do Mundo  - naquele ano  realizada na França  -  para transformar o disco (não musicalmente) numa ode futebol. 

O primeiro indício dessa aproximação está na capa do álbum. Assinada por Melvyn Grant, a arte original chamada por ele de Virtual Insanity tinha como conceito o frescor e o temor das transformações tecnológicos da época. O desenho mostra um garoto com um óculos de realidade virtual observando duas cenas dicotômicas: uma tranquila, com um campo verde e belo; e outra perturbadora tendo Eddie como responsável do caos.

No entanto, a equipe de marketing da banda resolveu alterá-la e adicionar elementos que remetessem à Copa do Mundo. A arte ganhou novos traços, e no outrora campo vazio o garoto agora assistia a tão sonhada final entre Brasil x Inglaterra. O XI no nome do disco também foi propositalmente pensando em duas frentes: por se tratar do décimo primeiro álbum e pelos 11 jogadores que compõem um time de futebol.

IRON MAIDEN FOOTBALL CLUB

E já que a onda era o 11 contra 11, por que não criar um time de futebol? Graças à computação gráfica, foi possível montar um scratch de respeito para o Iron Maiden. Juntaram-se a Steve Harris, Janick Gers, Nicko McBrain, Blaze Bayley e Dave Murray, os agora ex-jogadores Stuart Pearce (Newcastle), Faustino Asprilla (Parma), Paul Gascoigne (Glasgow Rangers), Patrick Viera e Marc Overmars (ambos do Arsenal).

O Iron Maiden Football Club tinha elenco e mascote, mas faltava uma camisa. Foi nessa época surgiu a cobiçadíssima camisa que, sem dúvida, é o modelo mais bonito lançado desde então. E quem quiser adquirir uma dessa prepare o bolso, porque o valor é salgadíssimo. Arrisco a dizer que essa camisa e a prensagem original do EP The Soundhouse Tape são os itens mais procurados pelos fãs da banda.

OUTROS MODELOS

Embora o Iron Maiden já promovesse partidas de futebol para divulgar os álbuns na década de 1980, foi a partir de 1998 que os uniformes ganharam maior destaque. Desde então diversos modelos foram criados gerando um leque interessante de camisas tendo cada turnê um uniforme específico.

Em 2008/2009 durante a turnê Somewhere Back In Time, a banda optou por uma releitura de uma camisa utilizada nas peladas durante a Somewhere On Tour, de 1986, promovendo o álbum Somewhere In Time. Naquela época, o Iron Maiden era patrocinado pela Puma.

Novamente pegando carona na Copa do Mundo, o Iron Maiden lançou, em 2014, um coleção inspirada em algumas seleções que participaram do torneio. Inglaterra, Brasil, Argentina, Chile, Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Grécia, Holanda e Itália tiveram suas cores celebradas.

(N.R.:  particularmente acho essa coleção bem mambembe)

O fã de Iron Maiden ficou de queixo caído com um anúncio feito em 2019. Em parceria com o West Ham, time de coração de Steve Harris, a banda lançou uma nova e limitada edição de uniforme completo misturando as cores dos Hammers e estética da Donzela intitulada Die With Your Boots On. O resultado ficou incrível! A divulgação ficou a cargo de Harris e Zabaleta, que na época atuava pelo clube londrino.

Vale que lembrar fascínio de Harris pelo West Ham é de longa data. Torcedor do clube desde garoto, o baixista chegou a atuar nas categorias de base do time e tinha boas perspectivas de um futuro promissor como atleta. No entanto abandou o sonho de se tornar jogador de futebol quando descobriu a música e a cerveja. O músico, porém, leva consigo no palco o amor pelo clube como pode ser visto no baixo adesivado, munhqueiras, camisetas e a alça do instrumento com o escudo dos Hammers.

Nesta segunda-feira (21), a banda disponibilizou o novo modelo em parceria com o West Ham. A data não foi por acaso, já que esta marcou a estreia da Inglaterra na Copa do Mundo de 2022 com uma goleada de 6 x 2 no Irã. O escolhido para modelar junto com Harris foi o argentino Manuel Lanzini, meia do Hammers e ex-Fluminense.

UNIFORME MADE IN BRAZIL 

Tradicional marca de material esportivo no Brasil, a W A Sport anunciou, em 2020, o lançamento de uma coleção de futebol inspirada nas capas dos discos do Iron Maiden. Os primeiros modelos que chegaram ao mercado no meio daquele ano foram Piece Of Mind, Powerslave e Fear Of The Dark. Na parte de trás das camisas está o ano de lançamento dos álbuns. 

Com um contrato de licenciamento para diversos itens, serão produzidos mais de 100 produtos entre camisas, calções, meias, bonés, sacochilas, calças, jaquetas e outros. A tabelinha entre a empresa e a banda faz com que todo o processo seja feito entre Brasil e Inglaterra. A equipe da Donzela participa do processo desde a criação embrionário da peça. Uma prévia é enviada para a Europa para que o escritório do Iron Maiden analise a qualidade do material e dê o aval final para a confecção.

A ideia da W A Sport é contemplar os fãs do Iron Maiden da América Latina com produtos de qualidade e exclusivo com preços em conta para o mercado local.

Pegando carona na Copa do Catar, a W A Sport e o Iron Maiden lançaram uma nova coleção chamada Iron Maiden National Edition, inspirada nas seleções que participam do Mundial. Durante evento no Brasil recentemente, Bruce Dickinson divulgou a camisa amarela em homenagem à Seleção Brasileira. Um modelo azul também será lançado. 

>> Pré-venda da coleção Iron Maiden National Edition 

>> Site da loja Iron Maiden W A Sport

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