Review: "Sinistra" - Sinistra

Formada por nomes que representam a nata do metal nacional, a Sinistra causou alvoroço na cena quando surgiu em 2018. Os singles lançados renderam números expressivos à banda no YouTube e uma enorme expectativa foi criada em relação ao vindouro debut. E agora, quase que no apagar das luzes de 2022, o álbum Sinistra finalmente está entre nós.  

Antes de mais nada, apenas para situar o leitor que tá por fora, a Sinistra é formada por ninguém menos que o vocalista Nando Fernandes (ex-Hangar, Cavalo Vapor), o guitarrista Edu Ardanuy (ex-Dr. Sin), o baixista Luis Mariutti (Shaman, ex-Angra) e o baterista Rafael Rosa (Dirty Dogz). Timaço, não? Mas como time no papel não é sinônimo de êxito garantido, é quando o disco começa a tocar que este esquadrão faz a magia acontecer. 

É inevitável não associar o som da Sinistra àquele praticado pelo Black Sabbath e Rainbow, ambos na fase Dio. As faixas Mente Vazia e O Amanhã mostram claramente esta influência, assim como em Santa Inquisição. Outra que mantém conexão com o Sabbath é a assombrosa e doom Quem É Você?. A sinistra (perdão) Umbral merece destaque pelo trabalho sobre-humano de Nando Fernandes nos vocais, que aqui entrega um dos melhores momentos do discos em termos de performance. 

Sentindo falta de um rock on the road? Aqui também tem! Livre Para Seguir cumpre muito bem este papel. A faixa faz saltar aos ouvidos todo o conhecido talento de Edu Ardanuy na execução de riffs e solos enérgicos e vibrantes. A rápida Rock And Roll Na Veia nasceu com potencial para clássico - e certamente funcionará muito bem ao vivo.

Embora musicalmente a Sinistra carregue muita influência de Sabbath e Rainbow, bandas nacionais clássicas também foram lembradas. E possível perceber aqui e acolá alguma coisinha de Golpe de Estado no som dos caras. Mas que uma coisa fique clara: apesar de calcada nos anos 1980, a música da Sinistra é pesada, moderna e apresenta identidade própria - e com nomes tão competentes a banda não precisa copiar ninguém. 

Para os amantes do bom e velho metal cantado em português, Sinistra é, sem dúvidas, uma audição mais do que obrigatória.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário!