Mayhem no camarim em Jessheim |
Antes de chegarmos ao evento central deste texto, é necessário uma breve contextualização sobre o que acontecia com o Mayhem na virada dos anos 1980 para 1990. A banda surfava no prestígio conquistado após o lançamento do artefato Deathcrush, em 1987. Enquanto vivia do status alcançado com o EP, o trio formado por Euronymous (guitarra), Necrobutcher (baixo) e Hellhammer (bateria) entrou em hiato para buscar um novo frontman. O escolhido veio do país vizinho, Suécia, e era conhecido como Dead.
>> Sound Classic: Deathcrush - Mayhem
>> O sonho de Euronymous por trás da Deathlike Silence Productions
Nascido na cidade de Västerhaninge, no Condado de Estocolmo, Per Yngve Ohlin sempre foi uma figura controversa. Extremamente depressivo, Pelle fundou, em 1986, o Morbid, banda de death metal com a qual gravou a demo December Moon no ano seguinte. Desiludido, respondeu ao anúncio do Mayhem. Já evidenciando sua mente doentia, enviou para Euronymous uma fita do Morbid, uma carta de apresentação e um rato crucificado(!).
Diante do "currículo", não foi nenhuma surpresa quando o Mayhem anunciou Dead como vocalista em 1988. Junto com os novos companheiros, o sueco se mudou para o vilarejo de Kråkstad nos arredores de Oslo. A união entre a mente perturbada de Dead e a musicalidade de Euronymous moldou tanto a estética quanto a linguagem do black metal que conhecemos hoje. Era, então, a hora de levar essa novidade para o público. E assim chegamos ao foco deste texto.
HIGH VOLTAGE KONSERT
>> Mayhem: Live in Jessheim (vídeo)
Apesar da precariedade em termos de equipamento, o que aconteceu naquela noite tornaria aquela formação do Mayhem em uma banda cult. Se o som era ruim, o mesmo não pode se dizer sobre o "cenário". Cabeças de porcos fincadas em estacas adornavam o palco e renderam cenas grotescas ao evento. Além disso, a pouca iluminação e a fumaça com gelo seco contribuíram para o clima macabro.
Dead personificou a imagem do black metal com sua performance em Jessheim. Seu comportamento no palco era diferente de tudo que fora visto até então. Musicalmente, foi neste show que a histórica introdução para a música Freezing Moon foi entoada pela primeira vez - tanto que o Mayhem a usa até hoje!
"When it's cold
And when it's dark
The freezing moon can obsess you"
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!