Review: "Unholy Ceremony Heretic" - Lockdown

O isolamento social devido à pandemia do coronavírus serviu para que projetos que nunca haviam saído do papel pudessem, enfim, ganhassem vida. E foi assim que Antonio Araújo (Korzus) e João Gordo (Ratos de Porão) uniram forças e criaram o Lockdown, banda que acaba de lançar nas plataformas digitais seu primeiro EP intitulado Unholy Ceremony Heretic via Blood Blast, braço digital do selo alemão Nuclear Blast

Ao todo são sete faixas que transitam pelo death, thrash e black metal; mesclando peso, velocidade e variações rítmicas. Com exceção de Desprezo, todas as músicas são em inglês, o que mostra que a ideia do projeto é cruzar fronteiras e chegar no mercado internacional. Bruno Stain (bateria) e Rafael Yamada (baixo) completam o line-up. Alex Camargo, do Krisiun, esteve no projeto mas não pôde continuar. 

A intro Umbral abre caminho para a pesada Archangel, que foi lançada como primeiro single no final do ano passado. Gordo executa sua linha vocal de forma brutal enquanto Araújo despeja riffs matadores. Tudo acompanhado por uma cozinha bem trabalhada por Stain e Yamada - detalhe para o baixo estalando. 

A sequência com a faixa-título mantém a pegada inicial com riffs assombrosos, bateria alternando blast beats e cadência, e um vocal brutal. Hymn Of Hate, segundo single, alia brutalidade e velocidade em uma peça próxima do crossover e crust, ou seja, Gordo estava em casa. 

O trabalho encerra com a dobradinha da já citada Desprezo (terceiro single) e Black Demons Reign. Enquanto uma versa sobre o desprezo da banda pelo pensamento religioso que domina o País, a outra fala sobre os demônios negros que "não veem nada além de seus próprios interesses, em um lugar onde a fome, miséria, decadência e ausência de esperança predominam". Parece com um certo pessoal aí, né? 

Todas as músicas e letras foram compostas por Araújo e as gravações foram feitas com cada integrante isolado em sua respectiva casa. A masterização e mixagem ficaram a cargo de Rodrigo Oliveira, no Dharma Studios. A arte da capa é assinada pelo fenomenal Alcides Burn

Unholy Ceremony Heretic ganhará versão física para o mercado nacional em CD e vinil 12" one side pela All Music Matter

Comentários