Sound Classic: "Kill 'em All" - Metallica

O mundo do metal foi sacudido em 25 de julho de 1983, quando o Metallica lançou o disco de estreia Kill 'em All. Histórico, este álbum icônico não apenas marcou o início da carreira de uma das maiores bandas de todos os tempos, mas também sedimentou um dos pilares do thrash metal

Origem da Cena 

A década de 1980 foi um período marcante para o heavy metal. Bandas como Iron Maiden, Judas Priest e Black Sabbath já haviam conquistado uma base de fãs leais e estabelecido o gênero como um dos mais populares na época. No entanto, no início da década, na Califórnia (EUA), um novo grupo de bandas emergia do underground executando um som mais rápido, agressivo e, de certa forma, marginal. Surgia assim o thrash metal.

Formação do Metallica

Formada em Los Angeles, em 1981, a partir de um anúncio do baterista Lars Ulrich procurando músicos no jornal The Recycler, o Metallica teve nos primórdios a formação James Hetfiled (vocal/guitarra), Dave Mustaine (guitarra), Ron McGovney (baixo) e Ulrich. Este quarteto gravou a lendária demo No Life 'Til Leather, lançada em 1982. Após algumas mudanças no line-up, a banda encontrou estabilidade com a adição de Kirk Hammett (guitarrista) e Cliff Burton (baixista). 

A Gravação de Kill 'em All

O álbum Kill 'em All foi gravado em maio de 1983, com a produção de Paul Curcio, que foi fundamental para capturar a essência crua e a intensidade do som do Metallica. As sessões de gravação ocorreram no estúdio Music America, em Rochester, Nova York. Embora o orçamento fosse limitado, isso não impediu o Metallica de criar um trabalho excepcional que desencadearia numa revolução na cena do heavy metal. Vale sempre relembrar a história envolvendo o nome do disco: o título inicial, Metal Up Your Ass, foi censurado pela gravadora. Irritado com a postura dos executivos, Burton esbravejou dizendo "matem todos eles!"

O Lançamento e a Recepção

Kill 'em All foi lançado em 25 de julho de 1983, através da gravadora Megaforce Records. Inicialmente, as vendas foram modestas, mas a força do boca-a-boca e as apresentações enérgicas ao vivo começaram a atrair a atenção do público e da imprensa especializada. O álbum conquistou elogios pela sua brutalidade, velocidade e pela habilidade técnica dos membros da banda - em especial os solos inspirados de Hammett

Em promoção do disco, o Metallica saiu em uma turnê batizada de Kill 'em All For One junto com o Raven. O ápice veio em 1984, quando, junto com o Venom, a banda tocou para 7 mil pessoas no Aardschok Festival em Zwolle, Países Baixos.

Foto: thrashmetaliq.com

Apesar do bom momento, a banda se via no meio de um turbilhão contra o ex-membro mais famoso da companhia, o guitarrista Dave Mustaine. Expulso da banda antes das gravações de Kill 'em All, Mustaine é creditado como co-autor das faixas The Four Horseman, Jump in the Fire, Phantom Lord e Metal Militia. No entanto, o guitarrista diz ser o único autor das músicas e afirma que havia pedido para que a banda não as gravasse. 

Com uma prensagem inicial de 15 mil cópias, Kill 'em All - apesar do início modesto - superou as expectativas e atingiu a marca de 17 mil cópias comercializadas no fim de 1983. O "trabalho de base" feito pelo próprio Metallica para divulgar o disco mostrava o quanto a banda acreditava no próprio trabalho. Na base da troca de fitas e envio do material para revistas especializadas, o Lars Ulrich e seus comparsas fizeram o nome do Metallica crescer e se destacar das demais. 

Impacto e Legado

Muito se debate sobre qual álbum de estreia é o maior do thrash metal: Bonded by Blood, do Exodus; ou Kill 'em All, do Metallica. Ter que escolher entre um e outro é como escolher entre uma coxinha e um quibe. Simplesmente não dá. Ambos, no entanto, causaram um impacto profundo na cena solidificando o thrash metal como um estilo global e influenciaram toda uma geração que veio depois. 

Mas é fato que Kill 'em All pavimentou o caminho para o sucesso do Metallica. À medida que a banda progredia, ela se tornava mais experiente e refinava o som. Seus álbuns posteriores, como Ride the Lightning (1984), Master of Puppets (1986) e principalmente o Black Album (1991), consolidaram ainda mais seu status como uma das maiores bandas de metal de todos os tempos.

Comentários