Review: "Elasticity" - Serj Tankian

Parece que Serj Tankian, Daron Malakian, Shavo Odadjian e John Dolmayan nunca chegarão a um consenso sobre o que fazer com a carreira do System Of A Down. E enquanto esse dilema interno não é resolvido, Serj Tankian presenteia os fãs ávidos por um novo material com o EP Elasticity. O lançamento foi no dia 19 de março, via Alchemy Recordings/BMG.

O trabalho consiste em cinco faixas que, segundo o próprio vocalista, foram compostas para um futuro álbum de estúdio do System - que pelo visto nunca existirá. Por isso, claro, a impressão deixada pelo EP é de que se trata de algo com a assinatura do  SOAD e não um solo de Tankian

E isto fica evidente, apesar de todo experimentalismo, na música de abertura e que dá nome ao EP. Vocalizações ora dissonantes e "perturbadas" e o famoso "nananana lalalala" estão presentes. O diferencial fica para o preenchimento harmônico com instrumentos como sintetizadores e teclados. E o destaque fica para o refrão. 

Your Mom, com sua letra "política e irônica"apresenta uma ótima linha vocal que gruda graças à forma como Tankian executa estas linhas. A inserção de elementos musicais do oriente médio sampleados em algumas passagens tornam a audição muito interessante. 

Carregada de sentimentalismo e apoiada no piano, How Many Times? brilha por todo o coletivo. A faixa destaca o talento multi-instrumentista de Serj, presente em todo EP. Nesta mesma pegada o trabalho segue com Rumi - uma das melhores - em homenagem ao filho do cantor e a um poeta do século XIII com o mesmo nome. 

Fechando o EP, é impossível não imaginar como seria Malakian executando os riffs iniciais de Eletric Yerevan. Esta, sim, é a que mais tem cara de um trabalho da antiga (?) banda de Tankian devido a estrutura e letra em homenagem à sua terra natal, a Armênia. 

Por se tratar de "sobras" de músicas para um possível novo álbum do System Of A Down, a audição de Elasticity fica muito baseada no "e se". E se Malakian tocasse tal riff assim? E se Odadjian fizesse essa linha de baixo? E se Dolmayan atacasse os pratos nessa parte? 

Contudo, Serj Tankian vem provando, desde sua estreia na carreira solo em 2007, o grande compositor ele é. E, no geral, Elasticity agrada - e muito. 

Comentários