A década de 1980 foi um período de efervescência e inovação no heavy metal. Bandas como Black Sabbath, Judas Priest e Motörhead já haviam estabelecido as bases do gênero, e o Iron Maiden emergiu como uma força revolucionária e poderosa no movimento que ficou conhecido como New Wave Of British Heavy Metal. O primeiro passo rumo ao topo havia sido dado em 1982, com The Number of the Beast. O segundo foi o lançamento de Piece of Mind, álbum que completa 40 anos neste mês de maio.
...
Mesmo com todo o sucesso do álbum e da turnê, a The Number of the Beast Era terminou com baixas no Iron Maiden. Os excessos do então baterista Clive Burr custou-lhe o emprego na banda. Steve Harris e Rod Smallowood escolhem Nicko McBrain, um velho conhecido de todos, para assumir as baquetas ainda em 1982.
>> Sound Classic: "The Number of the Beast" - Iron Maiden
Com McBrain na bateria, Adrian Smith e Dave Murray nas guitarras, Steve Harris no baixo e Bruce Dickinson nos vocais, surge a tão decantada formação clássica do Iron Maiden, que durou de 1982/1983 até 1989.
...
Sem tempo a perder, o quinteto viaja até Jersey. Lá se hospedam no Le Chalet e começam as composições para o novo álbum. Todo o processo dura umas seis semanas, até que a banda voa até o Compass Point Studios, nas Bahamas, junto com o lendário produtor Martin Birch para os ajustes finais e gravações do vindouro quarto álbum da banda. Os relatos sobre esse período no ensolarado Caribe, como a importação de caríssimos feijões ingleses, as bebedeiras e toda a astúcia de Smallwood em fazer dinheiro "aparecer", já viraram verdadeiras lendas.
Mas falando em música...
Habituado a compor sozinho, Harris aparece com nada mais do que quatro faixas magníficas - Where Eagles Dare, The Trooper, Quest for Fire e To Tame A Land. Bruce, que já havia colocado as manguinhas de fora no álbum anterior, aparece com a obscura Revelations. Em parceria com Smith, Dickinson apresenta Flight of Icarus e Sun And Steel. Bruce, Adrian e Harris assinam a apocalíptica Die With Your Boots On. Por fim, o sempre econômico Dave Murray compôs Still Life junto com o amigo de infância Smith.
...
Impossível falar de Piece of Mind sem citar a icônica virada de bateria no início de Where Eagles Dare. Apesar de Bruce puxar o crédito para si, Nicko afirmou diversas vezes que o trabalho foi dele junto com Steve, que pediu uma virada específica e o baterista praticou até chegar naquilo que o "patrão" queria.
Por outro lado, um crédito muito bem dado a Dickinson é o fato dele ter batido o pé para que Flight of Icarus tivesse o andamento mais lento. Visionário, o vocalista disse que daquele jeito a faixa emplacaria nas rádios americanas. E emplacou.
...
Composto por faixas épicas e uma intensidade musical arrebatadora, Piece of Mind marcou um momento crucial na história do heavy metal, consolidando a posição do Iron Maiden como uma das maiores bandas do estilo. Apontado por muitos como o melhor trabalho da Donzela (tem uns aí que acham o disco chato por ser mais lento em comparação com o TNOTB), o álbum serviu para alçar à banda ao posto de headliner nos Estados Unidos e pavimentou o caminho para o assombroso Powerslave.
Mas aí é assunto para outro texto...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!