Enquanto a Noruega assistia ao Inner Circle queimar igrejas e a Deathlike Silence Productions sonhava em dominar o mundo no início da década de 1990, um outro movimento em prol do black metal surgia na Europa. Idealizado na pequena Áustria por músicos locais, nascia o Austrian Black Metal Syndicate (A.B.M.S.) - Sindicato Austríaco de Black Metal.
...
Criado em Viena, em 1993, o Sindicato tinha como mentor o músico Raymond "Pazuzu" Wells. A ideia era que a organização funcionasse como uma cooperativa ajudando no fomento da cena local. As bandas Abigor, Cromm, Golden Dawn, Knechte des Schreckens, Pervertum, Summoning, Trifixion e Vuzem faziam parte do A.B.M.S..
"O A.B.M.S. começou como um esforço coletivo das bandas austríacas de black metal. Nós possuíamos um único endereço postal para os membros do Sindicato, com o objetivo de ajudar a cena crescer e fazer com que nossas gravações tivessem um maior alcance, assim como nós também poderíamos receber novidades do black metal vindas de todo o mundo", declarou Pazuzu ao site Dark Hidden.Para além de organizarem shows e terem um único endereço que concentrasse todas as correspondências, as bandas do Sindicato tinham uma particularidade: todo mundo tocava com todo mundo. Pazuzu, por exemplo, fazia parte do Summoning e mantinham uma banda com seu nome. Silenius, membro do Summoning, foi vocalista do Abigor. E dessa forma a cena se organizava.
O Sindicato também criou um selo para divulgar as bandas. Entre 1993 e 1994, 10 trabalhos foram lançados com o prefixo ABMS 001, ABMS 002 e assim por diante.
Foto: discogs.com |
Embora tenha surgido sob o lema da cooperação, infelizmente não era bem assim que funcionava o Sindicato. Como em toda organização que tem muita gente envolvida, as intrigas faziam parte do dia-a-dia da A.B.M.S..
“Mesmo sob a denominação de A.B.M.S., não havia realmente felicidade entre todos. Às vezes nós colaborávamos uns com os outros, às vezes nós lutávamos entre nós. Assim era a cena: constantes acusações sobre quem falava a verdade ou não, quem era o mais sério, quem traia o movimento...”, disse Thomas “T.T.” Tannenberger, do Abigor, ao site Invisible Oranges.
Apesar de todo o esforço em manter a cooperativa, o Sindicato estava condenado à morte. O último ato foi o lançamento do split A.B.M.S.: Norici Obscura Pars, em 1995, pela Dark Matter Records. O álbum traz faixas do Pazuzu, Trifixion, Golden Dawn, Pervertum, Vuzem e Knechte des Schreckens.
...
Idealizador do Sindicato, Raymond "Pazuzu" Wells abandonou a cena, se mudou para o Canadá em 1998 e trocou o ramo de atuação, estabelecendo uma carreira sólida no mundo corporativo. Há dois anos e meio ele trabalha como diretor de operações na Magna Internacional, em Michigan-EUA.
...
REFERÊNCIAS:
https://aminoapps.com/c/black-metal/page/item/austrian-black-metal-syndicate/m6Mx_edc0IEdaneQqXm2lZW3rdE8bEbGa
https://www.metal-archives.com/albums/Pazuzu_-_Trifixion_-_Golden_Dawn_-_Pervertum_-_Vuzem_-_Knechte_des_Schreckens/A.B.M.S.%3A_Norici_Obscura_Pars/355388
https://facebook.com/austrian.blackmetal.syndicate/?_rdc=1&_rdr
https://www.discogs.com/pt_BR/release/369271-Various-ABMS-Norici-Obscura-Pars
http://www.dark-hidden.com/psicoterror/iv-pazuzu.htm
https://www.invisibleoranges.com/interview-t-t-abigor/
https://rateyourmusic.com/list/BBozeman/austrian-black-metal-syndicate-a_b_m_s/
https://www.discogs.com/label/1115453-Austrian-Black-Metal-Syndicate
https://www.linkedin.com/in/raywellsgm/
https://www.metal-archives.com/bands/Pazuzu/1074
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!