Na figura de um jovem recém inebriado pelo ritmo pulsante do heavy metal, fui apresentado ao Lizzy Borden. Não lembro exatamente quando, mas há aproximadamente 20 anos eu assistia pela primeira vez o DVD The Murderess Metal Road Show, gravado em uma sexta-feira 13 de 1985, em Los Angeles, e lançado pela Metal Blade.
Saliento aqui que minha cópia era um daqueles inúmeros títulos de rock/metal que brotaram nas Lojas Americanas no início dos anos 2000 e eram vendidos por módicos R$ 10.
Pois bem. Àquela época eu só conhecia o Iron Maiden, então tudo novo que chegava até mim eu tentava associar à banda britânica. Quando o Lizzy Borden brotou no palco com Council For The Cauldron foi amor à primeira vista. As guitarras geminadas naquele heavy metal 100% enérgico me fizeram sorrir de orelha a orelha.
Apesar da musicalidade incrível, é fato que o maior apelo da banda era o estético. O quinteto californiano formado por Lizzy Borden (vocal), Gene Allen e falecido Alex Nelson (guitarras), Mike Davis (baixo) e Joey Scott Harges (bateria) abusava das roupas e acessórios extravagantes - mesmo para época -, como Borden utilizando uma coleira escrito Lizzy no melhor estilo Luma de Oliveira no carnaval carioca e a famosa coleira escrito Eike.
E as "atuações teatrais" no palco? Certamente todo o show de horror que o Lizzy Borden tentava promover faria os mestres Alice Cooper e King Diamond corarem as bochechas - até Arthur Brown ficaria constrangido! Todo esse freak show pode ser conferido na dobradinha Psychopath/Love You To Pieces com direito a loira de cinta liga, machadadas, sangue e cabeça de boneca com uma peruca horrível.
Na cota de brutalidade ainda teve um Papai Noel (o show foi registrado em dezembro) sofrendo com chutes, socos e e golpes com taco de beisebol antes da faixa Kiss Of Death. E um urso de pelúcia branco que era jogado para lá e para cá no palco e foi literalmente devorado por Borden em Red Rum.
Você que acompanhou este texto até aqui deve tá pensando "para quê vou assistir essa p*&%#?". Eu respondo: porque The Murderess Metal Road Show é uma pérola obscura do heavy metal! Apesar de, na época, ser uma banda nova com dois full-length nas costas, o repertório é de altíssimo nível. Mas vale ressaltar que este show contemplou apenas músicas do debut Love You To Pieces.
Individualmente, o vocalista Lizzy Borden merece todo destaque com sua voz melódica e agudos potentes. Isto, claro, não significa que os outros músicos são ruins. Muito pelo contrário. Allen só faltou fazer chover empunhando a tradicional guitarra branca enquanto Scott Harges desfilou talento [curto] solo de bateria.
Não sei de muitas pessoas por aqui que conheçam Lizzy Borden, e caso não conheçam, o DVD The Murderess Metal Road Show é uma excelente porta de entrada. O setlist composto por faixas como Flesh Eater, Warfare, No Time To Lose, Godiva (pra mim a melhor!!!!) e American Metal é empolgante do início ao fim. Ah, esqueci de dizer. Ainda em um cover maravilhoso para Live And Let Die, do Paul McCartney, muito melhor que o feito anos depois pelo Guns N Roses.
E essa pérola está disponível de graça no canal da Metal Blade no YouTube.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!