Review: "Inter Mundos" - Caravellus

Cercado de muita expectativa, Inter Mundos (via RockShots Records/Metal Relics), novo álbum do Caravellus, está entre nós. Terceiro disco de estúdio da banda pernambucana, o trabalho marca a estreia de Leandro Caçoilo (Viper) nos vocais. 

Ambientando em um universo criado pelo membro fundador e guitarrista Glauber OliveiraInter Mundos transita pela sonoridade do prog metal e traz elementos de música regional nordestina. O álbum recria uma atmosfera que até então eu só tinha escutado no Holy Land, do Angra, e no Ritual, do Shaman

Mas uma coisa precisa ser dita: mesmo utilizando os mesmos elementos, o Caravellus criou a própria fórmula para executar esta mistura. E o resultado é digno de aplausos. Até as parte mais complexas soam de forma diferente. O que se ouve em Inter Mundos é uma música madura, coesa e sem uma exibição de preciosismo exacerbado. 

Além de Caçoilo e Glauber, Daniel Felix (guitarra), Emerson Dácio (baixo) e Rafael Ferreira (bateria) formam o line-upInter Mundos conta ainda com as participações de Derek Sherinian (Sons of Apollo), Felipe Andreoli (Angra), Elba Ramalho, Cláudio Rabeca e Alexandre Rodrigues.

É possível afirmar que o álbum é dividido em duas partes. A primeira metade é muito mais "purista" na sonoridade. Após a dramática introdução, entramos em uma sequência impecável com Knight Of The SunPanis Et CircensesTriumvirate, que tem um refrão espetacular - impossível não sair cantarolando as melodias. 

Já na "segunda parte" é quando a brasilidade dá as caras em excelentes faixas como Incantation, Elegia (adornada pela inconfundível voz de Elba Ramalho), Insurretion (com trechos em português) e Ouroboros. Inter Mundos, a faixa-título e para mim a melhor do álbum, tem potencial para virar clássico. A mescla de música regional com metal faz da música uma peça de grande destaque no álbum. 

Existe uma teoria na música de que o terceiro disco é o que define a carreira de uma banda. Por esta ótica, o que o Caravellus faz em Inter Mundos abre as portas para que a banda se coloque no mesmo hall junto com as melhores do País. 

Comentários