História essa que foi construída primeiramente com o split Ultimatum, junto com os conterrâneos do Metalmorphose, em 1985. Já com uma boa aceitação na cena underground, a Dorsal entrou em estúdio para a gravação do seu debut numa jornada que aconteceu entre os dias 23, 24 e 25 de abril. Assim, pela Lunático Perpétuo Discos era lançado o álbum Antes do Fim.
Como acontecia em todos os lançamentos da época, é claro que Antes do Fim tem produção, gravação, mixagem e masterização pobres. Mas e daí? Se este disco tivesse sido gravado com apenas um microfone captando tudo e em fita K7 ele teria o mesmo tamanho: gigante. Analisar este álbum visando técnica é perda de tempo.
O que deve ser observado neste clássico é todo tesão empregado pela banda na composição das músicas. Em termos líricos, todas as músicas apostavam em mensagens radicais e de certa forma utópicas. Já no instrumental, tal radicalismo era nítido em riffs violentos e rápidos, acompanhados de uma cozinha igualmente destruidora. Destaca-se, também, o flerte com o hardcore nas músicas da Dorsal.
Caçador da Noite, HTLV-3, Álcool, Depressão Suicida, Vorkuta, Joseph Mengele, Guerrilha e Morte Aos Falsos viraram verdadeiros hinos na cena nacional . Principalmente Guerrilha, que atravessou gerações e é cultuada ainda nos dias de hoje.
Carlos Vândalo sempre foi uma pessoa diferenciada na cena, muito inteligente e um passo à frente do seu tempo. Ao lado do irmão e baixista Cláudio Cro-Magnom e do baterista Hardcore, o músico conseguiu com a Dorsal Atlântica movimentar o underground e apontar os holofotes para o Rio de Janeiro.
Graças ao disco Antes do Fim a Dorsal Atlântica tocou pelo País, inclusive nas principais praças - Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O ápice conquistado com o álbum foi a escalação da banda para abrir os shows da lendária turnê Venom e Exciter, em 1986, no Maracanãzinho.
Antes do Fim foi sucesso no underground e suas três mil cópias evaporaram das lojas. Mas, reza a lenda que no total 10 mil cópias foram vendidas para suprir a demanda dos headbangers ávidos pela música de Carlos Vândalo e companhia.
...
Quase 30 anos depois, em 2005, a Dorsal Atlântica entrou em estúdio para a regravação deste clássico que recebeu o nome de Antes do Fim, Depois do Fim. O álbum foi lançado pela Encore Records.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!