Review: "SepulQuarta" - Sepultura

Quem disse que com a pandemia não dava para reunir os amigos para trocar uma ideia e tocar umas músicas? Sem contrariar as recomendações da OMS e seguindo todos os protocolos, o Sepultura recebeu a nata do rock/metal em lives - cada um na sua casa - no YouTube sob o nome de SepulQuarta. As jams ao fim de cada entrevista foram tão positivas que resultou no álbum SepulQuarta.

Recapitulando um pouco a história: o Sepultura colhia os louros do aclamadíssimo álbum Quadra (2020) quando a pandemia foi decretada. Isto fez com que a banda derrubasse toda agenda com inúmeros shows programados fora do país. A solução, então, foi juntar todo mundo nessas lives e deixar o assunto - e a música -  fluir. 

Entre os convidados estavam nomes como Scott Ian (Anthrax), David Ellefson (ex-Megadeth), Phil Campbell (Motörhead), Alex Skolnick (Testament), Fernanda Lira (Crypta), Matt Heafy (Trivium), Mayara Puertas (Torture Squad), Rafael Bittencourt (Angra), João Barone (Os Paralamas do Sucesso) e Charles Gavin (ex-Titãs). 

A primeira impressão que fica ao ouvir o disco é que estamos diante de um show festivo do Sepultura. Mesmo distantes, Andreas Kisser (guitarra), Paulo Xisto (baixo), Eloy Casagrande (bateria) e Derrick Green (vocal) transbordam união e sintonia. Além disso, dentro do universo do seu instrumento, cada músico convidado imprimiu uma marca em uma das 15 canções que compõem o setlist

SepulQuarta desperta uma genuína sensação de satisfação. É um presente para os fãs do Sepultura que, assim como todo mundo, não puderam ir a um show. Mas é como diz o ditado: se o fã não vai ao show, o show vai até o fã. Mesmo sem mosh pit e stage diving para moer nossos corpos, a sonzeira está lá o ouvindo fica zunindo gostoso. 

Meu único "porém" com relação ao disco é a ausência de Ney Matogrosso. Uma das melhores entrevistas da série de lives, seria interessantíssimo ouvir o cantor em um clássico do Sepultura. Brincadeiras à parte, SepulQuarta é um disco que, assim como Inspirations do Saxon, me deu forças para continuar com a certeza de que tudo isso vai passar. 


Comentários