Review: "Atavistic Black Disorder/Kommando" - Mayhem


Assim como todos na indústria do entretenimento, o Mayhem viu seus planos ruírem com a pandemia. À época, a infame banda norueguesa estava na estrada com o álbum Daemon (2019) quan
do teve que interromper a tour. Agora, com as coisas voltando as trilhos - pelo menos na Europa -, o quinteto reaquece sua máquina de blasfêmia para a volta triunfante e presenteia aos fãs com o EP Atavistic Black Disorder/Kommando (via Xaninho Discos).

Dividido em duas partes, o EP apresenta o Mayhem infernal que todos nós conhecemos de cabo a rabo na sua primeira metade. Então a maior surpresa aqui está na segunda parte, onde a banda surpreende ao trazer covers de bandas de punk. Sim, isto mesmo! Que tal ouvir Mayhem tocando DischargeDead Kennedys, Rudimentary Peni e Ramones? Temos! 

- Atavistic Black Disorder - 


O lado black metal do EP mostra que a artilharia demoníaca da banda segue tinindo. A inédita Voces Ab Alta traz toda aquela atmosfera dissonante e gélida que o Mayhem tem aplicado no seu som desde sua formação. A sequência com Black Glass Communion e Everlasting Dying Flame não chega a ser tão novidade, pois saíram como bonus track em algumas versões de Daemon

Destaco Everlasting Dying Flame como a melhor do lado black metal. A música soa majestosa, sombria e fria com seus riffs desarmônicos e o baixo pujante de Necrobutcher executando linhas mórbidas e precisas - Attila (vocal), Teloch e Ghul (guitarras), e Hellhammer (bateria) completam o line-up.

- Kommando - 


Sem demérito algum à primeira parte do EP, mas o lado mais aguardado é este com os inusitados covers. Ok, talvez não sejam tão inusitados assim. Inúmeros músicos da cena metal não escondem uma certa ligação e apreço pelo punk - provavelmente só Steve Harris (Iron Maiden) ainda fique ressabiado com isso. 

Gracejos à parte, não é preciso ir muito longe se quisermos citar um exemplo próximo do Mayhem: os conterrâneos do Darkthrone lançaram álbuns com muita influência do punk e, por isso, em alguns casos sua música chegou a ser classificada como metal punk

E indo mais além na história, o próprio Mayhem já havia feito uma versão da clássica California Über Alles, do Dead Kennedys, na primitiva demo ensaio Deathrehearsal lançada em 1987.



Com horas livres no estúdio, a banda recrutou os amigos e ex-vocalistas Maniac e Billy Messiah para participarem da festa. Enquanto Messiah emprega força em In Defense Of Our Future (Discharge), Maniac encarou muito bem o papel de Jello Biafra em uma impressionante releitura de Hellnation (Dead Kennedys) - e para mim o melhor de todos os covers! O EP segue com Only Death (Rudimentary Peni) e encerra de maneira magistral com um o clássico Commando (Ramones). 

Terminada a audição de Atavistic Black Disorder/Kommando, minha única conclusão sobre este EP é: eu não sabia que precisa ouvir o Mayhem tocando punk até ouvir o Mayhem tocando punk! 

Comentários

  1. Sim! O Daemon trouxe de volta muitos elementos que estavam esquecidos desde o De Mysteriis... A banda conseguiu recuperar a fórmula e o resultado, como você disse, foi esse som original, sombrio e com ótimos riffs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário!