Review: "Why Do We Suffer?" - Deep Memories

Trabalho sozinho aqui na Soundhouse_BR. E para dar conta de tanta demanda de material que chega para audição, criei alguns filtros. Obviamente escuto tudo que me é enviado, mas a definição para o que será resenhado ou indicado no Instagram é meu gosto pessoal. Desta forma, inevitavelmente, criei uma zona de conforto, uma bolha, na qual escrevo majoritariamente sobre black, death, thrash e metal tradicional. 

Só que nenhuma bolha é instransponível, e o Deep Memories rompeu esta barreira e despertou minhas memórias mais profundas com o álbum Why Do We Suffer? (via Heavy Metal Records). A one-man band idealizada por Douglas Martins (ex-Desdominus) se faz valer das estruturas do doom metal para, através dos oito poemas melancólicos que compõem o disco, instigar a exploração destas memórias normalmente recalcadas. 

Escutei (claro) o álbum Rebulding The Future antes de escrever este texto. E se lá em 2021 o Deep Memories já mostrava as credencias de uma banda muito acima da média, a credencial foi renovada com Why Do We Suffer?. Neste novo trabalho, Martins mergulhou profundamente nas zonas mais cinzentas da mente humana em faixas memoráveis como Please, Do Not Close My Coffin!Uncontrolled Cells Multiplication Prerogatives Or Exceptions. 

O talento criativo de Martins se evidencia a medida em que o álbum se desenrola. Além do doom, é possível encontrar elementos de death, black e até progressivo. A agressividade dos vocais guturais mesclada com a sutileza dos vocais limpos é de uma beleza imensurável. O instrumental executado com muito capricho é responsável por uma encantadora atmosfera introspectiva graças às melodias melancólicas que preenchem todo o Vazio. Tudo isso muito bem conectado com a incrível arte da capa assinada pela artista iraniana Agreen Paymazd

Quem já conhece o som do Deep Memories vai se surpreender ainda mais com a grandiosidade apresentada neste novo trabalho. E eu, que até então não conhecia a banda, só tenho a agradecer pela jornada interior e momentos de reflexão em Why Do We Suffer?

... 

OUÇA O DISCO

Comentários