Review: "The Gang's All Here" - Skid Row

Muito se discute sobre a relevância do Skid Row na música. Enquanto uma corrente afirma que a gangue de Nova Jersey nunca foi o que achava ser, uma parcela não desconsidera a importância dos discos Skid Row (1989) e Slave To The Grind (1991). O fim da formação clássica após as saídas de Sebastian Bach e Rob Affuso em meados dos anos 1990 e o quase ostracismo enfrentado pelos remanescentes contribuiu para o debate. 

Tendo lançado dois full, vários EPs, coletâneas, discos ao vivo e até um boxed set de 1995 até 2021, o assunto ao redor do Skid Row sempre foi um só: quando a formação clássica se reuniria novamente? Para a tristeza de muitos, a resposta também era uma só: nunca mais - mesmo com a interminável dança das cadeiras para a posição de fontman e baterista. 

Para se ter uma ideia, o Skid Row teve Shawn Mars, Johnny Solinger (R.I.P. 2021), Tony Harnell e ZP Theart como vocalistas; e Charlie Mills, Phil Varone, Dave Gara e Tim DiDuro na batera. Um entra e sai danado que inviabilizava todo e qualquer projeto a longo prazo dos membros originais Rachel Bolan (baixo),  Scotti HillDave "The Snake" Sabo (guitarras). 

Enquanto o Skid Row vivia o calvário em busca da formação estável (o cenário começou a mudar quando Rob Hammersmith assumiu as baquetas em 2010), um jovem loiro e esguio chamou a atenção por cantar o clássico 18 and Life numa audição do programa Ídolos, na Suécia. O jovem de nome Erik Grönwall não só venceu com pé nas costas aquela edição do programa como virou um fenômeno comercial com a banda H.E.A.T.

Mais de uma década se passou e, no melhor estilo Rock Star (filme), Erik Grönwall, o jovem loiro, esguio e dono de uma voz potente que se assemelha com a de Sebastian Bach, entrou no Skid Row com a missão de enfim preencher a lacuna deixada pelo antigo cantor. E assim chegamos em The Gang's All Here (via earMusic/Shinigami Records/Sound City Records).  

Sob a batuta do produtor Nick Raskulinecz, o disco apresenta um resgate do Skid Row selvagem e perigoso como nos primórdios. Composto por 10 faixas, o álbum condensa o melhor da banda transitando pelo hard rock, pelo heavy metal e pelas baladas radiofônicas. Muito superior que os demais cantores que passaram pelo grupo, Erik é o verdadeiro propulsor deste Skid Row revigorado.  

O primeiro single escolhido para divulgar o trabalho foi a faixa-título. Com uma veia hard rock oitentista, a música poderia facilmente fazer parte da tracklist do álbum lançando em 1989. O mesmo vale para Hell Or High WaterNot Dead YetResurrected, The Lights Come One Tear It Down

A pesadíssima e inquietante Time Bomb, assim como Nowhere Fast e World's On Fire exploram o lado metal do Skid Row. October's Song preenche a vaga de balada para curtir com a lanterna do celular ligada. 

Confesso aos senhores que eu estava bem receoso quanto a este lançamento. Mas, após várias audições, posso afirmar de forma categórica que, de fato, The Gang's All Here é o melhor lançamento do Skid Row desde 1991. 

Comentários