Minha primeira reação quando dei o play em Eterno Aeon Obscuro (via Xaninho Discos), primeiro full-length da banda paulistana de black metal Vazio, foi: “Puta que pariu! Que som lindo! Me lembra o Mayhem!” Inegavelmente sempre associamos uma banda nova em algo já existente e isto nem sempre é bom porque a maioria soa como uma mera cópia daquilo que já existe. No entanto, este não é o caso do Vazio.
Formado por Renato Gimenez (vocal, guitarra e efeitos), Eric Nefus (guitarra e teclado), Nilson Slaughter (baixo e samples) e Daniel Vecchi (bateria), o Vazio celebra os mortos com 11 hinos do mais puro e primitivo black metal neste disco de estreia.
A abertura com Elementais da Matéria Escura — sim, isso mesmo! Em português! — dá a tônica do que virá pela frente no decorrer do disco. Riffs atmosféricos e gélidos, bateria como uma artilharia de guerra, linhas de baixo instigantes e muito ódio nos vocais de Gimenez — que nos remetem de imediato aos executados por Attila Csihar, do Mayhem.
O poderio ofensivo da banda fica evidente na memorável Nascido do Fogo, com um excelente trabalho de guitarra. Aliás, todo o trabalho de guitarra neste álbum soa brilhante e a cozinha extremamente técnica da dupla Slaughter e Vecchi ajuda nesta execução perfeita.
Condenados Ao Esquecimento é outra porrada digna dos tempos gloriosos do black metal em seus primórdios na Noruega. Uma peça obscura começando arrastada e cadenciada, e que ganha blast beats e riffs aterrorizantes. Não vejo exagero nenhum em dizer que as faixas Eterno Aeon Obscuro e Revelações Do Abismo poderiam facilmente figurar na track list do clássico De Mysteriis Dom Sathanas.
Como dito no início, é inevitável associar o som de uma banda a outra e, como vocês perceberam, o álbum resenhado neste texto tem elementos que me fizeram associá-lo ao icônico primeiro álbum dos noruegueses do Mayhem. No entanto, o trabalho apresentado pelo Vazio em Eterno Aeon Obscuro está longe de ser uma mera cópia do que Euronymous & Cia. criaram no início da década de 1990.
Existe muita personalidade e elementos característicos do Vazio impressos neste álbum, e ser associado a um clássico do estilo não é demérito nenhum.
...
Ouça o disco
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!