Review: Hellway Train - Borderline

Com quase uma década e meia de atividade, dois EPs e um split lançados, além de shows memoráveis Brasil afora, era chegada a hora do Hellway Train presentear os metal maniacs com seu primeiro álbum completo. Um dos lançamentos mais aguardados por este que vos escreve, "Borderline" (via Classic Metal Records) finalmente está entre nós!

Produzido por André Cabelo, vencedor do Grammy Latino em 2020, e gravado no Estúdio Multimídia, "Borderline" explora "os limites da loucura e da sanidade, mergulhando nos sintomas de síndromes e doenças psiquiátricas". Além disso, o Hellway Train incorporou elementos de metal extremo e synth wave à sonoridade tradicional da banda.

Foto: Iana Domingos

A introdução com a faixa 'Boiler Room' é impulsionada por sintetizadores que criam uma atmosfera assustadora nos primeiros minutos do álbum. A sequência com 'Hell On Earth' apresenta o Hellway Train e seu heavy metal à la Judas Priest - curioso aqui é o instrumental que beira o black metal nos momentos finais da música. Ainda seguindo a linha do Priest, 'Born to Rock Hard' certamente terá o refrão entoado pelos fãs em cada show. 

Lançada como single, 'Bounded To Devour' parece ter sida transportada de um pub londrino direto para 2024. Já 'Ghost (Over The Night)', totalmente inspirada por Mercyful Fate e (claro) muito metal oitentista, é um show à parte do vocalista Marc Hellway. Vinicius Thram (guitarra), Chris Maia (baixo) e Filipe Stress (bateria) também mostram muito entrosamento nesta que, para mim, é a melhor faixa do disco. 

Se a sensação de perseguição e medo tivesse uma música oficial, ela seria 'Cold Town'. Atmosférica e sombria, ela ativa todos os gatilhos relacionados a esses sentimentos. Outro grande momento do álbum é 'Gateways to Arkham Asylum', um épico carregado de riffs potentes e que dialoga com todo o conceito lírico de álbum. Por fim, o álbum apresenta um cover para 'Solidão', da lendária banda carioca Azul Limão. 

"Borderline" é um disco tão incrível que seu único defeito é quando chega ao fim. Direto e reto, o álbum segue à risca os princípios do heavy metal estabelecidos pelo Judas Priest e outras bandas clássicas nos anos 1980. E, como bons alunos, o Hellway Train faz exatamente aquilo que os mestres ensinaram.

Comentários