Tenho o hábito de escolher o que vou ouvir — quando trata-se de algo desconhecido — pela capa. Isto, porém, nem sempre é garantia de sucesso, até porque não é de hoje que somos enganados pelas embalagens. Contudo, desta vez o tiro foi certeiro. E assim eu descobri a banda de death metal Sufism e seu álbum de estreia intitulado Republik Rakyat Jelata (via Brutal Mind).
Formado em 2014 na Indonésia, no sudoeste asiático, o Sufism apareceu para a cena com o EP Reptilia Buas em 2015 e uma demo promocional no ano seguinte. O trabalho apresentado nestes dois plays é um death metal brutal e muito técnico executado pelo então power trio Nanang Rochayat (vocal), Ari Kurnia (bateria) e Sandy Rizal (guitarra e baixo).
Passados quatro anos desde a demo e com a adição do baixista Iman, o Sufism finalmente liberou o seu primeiro full-length. Republik Rakyat Jelata, como o título pode denunciar, é cantando — à exceção da música Darkness Is Your Candle — na língua nativa da banda. Ao todo são 10 poderosas e brutais obras do mais puro e primitivo death metal. Riffs complexos e pesados, e uma cozinha perfeitamente entrosada com ótimas linhas de baixo e os característicos blast beats na bateria.
O trabalho apresentado pelo Sufism em Republik Rakyat Jelata é tão consistente do início ao fim que, para mim, é impossível destacar individualmente uma faixa ou outra. Todas as músicas presentes neste álbum, que não chega à meia hora de som, são excelentes e funcionam de forma linear com o conceito que conduz o disco.
O release da Brutal Mind sobre o álbum exemplifica o conceito e a importância do material para cultura local: “Este álbum fala sobre a nação em que a banda e a gravadora vivem. Não apenas sobre a nação, este álbum também traz orgulho cultural nacional”. Nanang, por sua vez, é mais específico sobre o conceito: “Republik Rakyat Jelata fala sobre um ideal de vida e sociedade para nós, já que a República da Indonésia não é uma nação para um específico grupo de raça e religião”.
...
Rakyat Jelata é um expressão que traduzida ao pé da letra significa “plebeus”.
...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!